Top
Sua autoestima anda meio "capenga"?

5 maneiras de lidar com o bloqueio de escrita

A Casa na Praia - bloqueio de escritor - Daniela Pesconi-Arthur

Agora vai. Eu tô sentindo. A inspiração tá chegando. Agora eu vou me derramar de escrever. Lá vai.. (…) – leite; – suco; – macarrão; – desodorante; -pasta de dente; – calça de ginástica; – lenços humedecidos (tirinha de “The Pajama Diaries“)

 

Todos nós sofremos de bloqueio de escrita, mais cedo ou mais tarde. É uma coisa horrível. Você está lá, super empolgada, focada, seus dedos parace que foram banhados em Red Bull no teclado (“Red Bull te dá aaaaasaaaaasssss”) , sua mente está fervilhando de ideias, como um cardume de piranhas ao redor de um pedaço de carne sangrenta. Pode ser que essas ideias sejam para o seu romance, mas também pode ser que seja sobre o que você precisa comprar no mercado, fazer na casa,  pra quem tem de ligar, mandar um e-card de aniversário, onde será que você colocou aquele bendito documento que achou que nunca ia precisar, e claro, agora precisa com urgência… Acho que você me entende, né? Bom, sendo “úteis” ou nada “úteis”, ainda assim elas estão ali, certo?

Um dos meus maiores bloqueios ao escrever Loveandpizza.it é que cheguei a um ponto em que comecei a odiar um de meus personagens. Eu meio que coloquei a carroça na frente do bois na minha história, e me apaixonei por um personagem que viria mais adiante na história. Você consegue imaginar isso?? Tudo o que fazia era pensar no tal do personagem que nem tinha aparecido ainda.. Eu estava obcecada por ele e isso me causou um grande problema. Como é que eu podia continuar escrevendo sobre um idiota que estava bagunçando totalmente a vida da minha heroína, quando eu sabia que o amor da vida dela poderia estar  logo ali  à frente (quase literalmente) no romance?

Tenho que ser honesta com você… foi um bloqueio e tanto. Mas, eu sabia que minha heroína precisava aprender e estar pronta para conhecer e cuidar daquele que mudaria a sua vida … valeu a pena no final! hehe ?

O bloqueio de escrita pode ser causado por várias coisas. Talvez você tenha escrito sem parar por algumas horas (uau, parabens pra você!), talvez você tenha chegado a um ponto em sua história que você não gosta (como no meu caso acima), ou talvez sua musa esteja em greve! Não importa qual é o seu caso. Eu tenho cinco sugestões para você:

A Casa na Praia - Daniela Pesconi-Arthur - 5 maneiras de lidar com o bloqueio de escrita

  1. Saia de casa (ou do escritório, ou do lugar onde está escrevendo). Você tem um animal de estimação? Vá brincar com ele. Você tem filhos? Leve-os para fora para brincar. O importante é deixar sua mesa e seu computador por um tempo.
  2. Faça uma caminhada. Tome um pouco de ar fresco. Interaja com as pessoas (no comeco de 2021, quando escrevo esse post, virtualmente, né?),  observe o que está acontecendo em sua vizinhança.
  3. Leia; o jornal do dia, uma revista, um livro de tema parecido com o seu. Tirar sua mente da história te ajudará a voltar a ela com novos olhos e ideias.
  4. Assista um filme, pelo mesmo motivo acima.
  5. Escreva. “Peraê… mas, escreva??? Mas eu estou com bloqueio!”, já até posso ouvir você dizer. Eu sei. Mas se o seu bloqueio de escritor é porque você não sabe o que vai acontecer a seguir em sua história, “conversar” com seu(s) personagem(s) pode ajudar. É por isso que a escrita livre é uma boa coisa a se fazer. Converse com seus personagens. Pergunte como eles estão se sentindo, o que querem que aconteça a seguir na história. Pergunte a eles alguns “e se” e deixe que eles te levem aos próximos acontecimentos. Tenta! Você vai ver como suas ideias vão comecar a fluir!

Me conte nos comentários o que você tentou, e se funcionou! ?

Ou…. se você tiver alguma outra dica, adoraria ouvir de você também!

Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo.

Beijao e inté!

A Casa na Praia - Daniela Pesconi-Arthur