Top
Sua autoestima anda meio "capenga"?

Suas palavras podem curar ou machucar você

As palavras que você fala sobre si mesma têm o poder de curar ou machucar você. Se você quiser interromper um padrão de autosabotagem, comece mudando a linguagem que você usa no seu dia-a-dia.

Escolha uma conversa interna gentil, declarações fortalecedoras e afirmações positivas.

Se você não sabe por onde começar, então comece com essas palavras transformadoras: “Eu sou o suficiente“.

E saiba mais como fazer isso nesse artigo: Como treinar seu cérebro para ter a vida que você deseja

Mas atenção aqui. Não confunda “Eu sou o suficiente.” com “Eu me basto.” Não viemos ao mundo para estarmos sós. Um dos maiores medos do ser humano é o de não se conectar, não se encaixar, ser rejeitado, então precisamos, sim, de conexão, de ajuda, de carinho e amor.

Uma das maiores causas dos nossos problemas, e o que nos leva à falta de autoestima, autoconfiança e a nos sabotar, é justamente o fato de, em alguma (ou várias) área da nossa vida, a gente não se sentir o suficiente: inteligente o suficiente, bonita o suficiente, talentosa o suficiente, qualificada o suficiente, educada o suficiente, amável o suficiente… e por aí vai.

palavras podem curar ou machucar

Palavras podem curar ou machucar você – image Canva

Por que é que (às vezes) sentimos que não somos o suficiente?

Vou dar alguns exemplos e você marca aqueles pelos quais já passou:

(   ) não conseguiu aquele emprego que tanto queria

(   ) gostou de alguém que não te gostou de volta

(   ) já tentou parar de fumar/beber várias vezes, mas sempre volta

(   ) tentou várias dietas, mas sempre desiste e engorda de novo (e mais um pouco)

(   ) já ouviu críticas e duvidou do seu talento, potencial, da sua própria opinião, etc

(   ) começa algum projeto e acaba desistindo

(   ) gasta dinheiro de maneira compulsiva / não consegue economizar

(   ) come em excesso para descontar emoções, frustrações, estresse, etc.

(   ) recusou convites para participar de eventos, palestras, networking, por ter pavor de falar em público

E aí, marcou alguma das situações acima? Sinta-se abraçada por mim nesse momento. Eu te entendo e te acolho, porque eu mesma já me encaixei em algumas dessas situações. E o pensamento que vem a nossa mente é algo parecido com: “Poxa vida, sou um nada mesmo, viu?”

Pois hoje eu estou aqui pra te dizer que isso não é verdade.

Você é o suficiente. Sempre foi, e sempre vai ser.

Mas o que quer dizer, então, “Eu sou o suficiente”? O significado de “Eu sou o suficiente” é bem simples: significa que você já é tudo o que você precisa ser. Você é exatamente quem você deveria ser.

Cada pessoa tem o seu valor único. Um valor que é completamente independente de fatores externos, de validação externa. E uma vez que você realmente acredita nisso, você pode mudar sua vida! Pois seu comportamento vai mudar, sua maneira de pensar e enxergar a vida vai mudar, e isso vai te ajudar a lidar melhor com o que quer que seja que a vida te apresente, com uma autoconfiança e autoconfiança inabaláveis que você merece.

Então o segredo é a gente realmente entender que somos o suficiente.

Mas, Dani, é fácil falar. Difícil é fazer! 

Sim, eu entendo! É claro que eu entendo. Já passei tantas vezes por isso, e ainda hoje, tem dias que eu tenho de mandar aquela voz chata da minha cabeça “calar a boca e pedir desculpas”! *Risos.* Mas continua aqui comigo que eu já te explico.

“Fake it till you make it.”

A ideia básica por trás do “Eu sou o suficiente” é substituir pensamentos intrusivos e negativos por pensamentos positivos. Então, sempre que você tiver pensamentos indesejados, tipo: “eu odeio meu corpo, eu não sou digna de amor, eu não sou digna de sucesso”, etc, você os substitui por pensamentos positivos. É meio como aquela expressão no inglês “fake it till you make it”, que significa, em uma tradução livre, “finja até você conseguir”.

Em outras palavras, simule um comportamento confiante até que consiga conquistar confiança de fato. Quanto mais você substituir essas frases negativas por positivas, isso vai se tornando um hábito, e esses pensamentos indesejados vão se tornando menos frequentes, até desaparecerem.

Difícil de acreditar, não? Mas que tal tentar por uma semana ou duas? E depois pra sempre? Comece a dizer “Eu sou (insira aqui o que você precisa ouvir de você mesma: inteligente, bonita, capaz, qualificada, talentosa, etc) o suficiente” em voz alta para você mesma toda vez que estiver em frente a um espelho. Coloque lembretes no celular, de manhã, à tarde e à noite. Escreva em post-its e coloque no monitor do computador, na porta da geladeira/armário, dentro da caixinha dos seus óculos de sol, dentro da carteira/bolsa. E sempre que lembrar, repita a frase na sua cabeça.

E já aproveito então para te convidar para assistir o meu workshopLiberte seu poder interior”,  onde eu te ensino como reprogramar sua mente com crenças, hábitos e mentalidade de sucesso, para aumentar a sua autoconfiança e autoestima, incluindo uma demonstração de terapia de transformação rápida ao final do workshop!

Para se registrar gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo.

Workshop gratuito liberte seu poder interior - Daniela Pescuma

 

(Artigo publicado originalmente no site Diário de uma Expatriada)

Diario de uma expatriada